Codificador de prioridades
Biblioteca: | Plexers |
Introdução: | 2.3.0 |
Aparência: |
Comportamento
O componente tem um número de entradas em sua face oeste, com a primeira rotulada com 0
e as outras numeradas a partir daí. O componente determinará os índices das entradas cujos valores estarão em 1, e emitirá o maior índice. Por exemplo, se as entradas 0, 2, 5 e 6 estiverem todos um, então o codificador de prioridades emitirá o valor 110. Se não houver entradas em 1, ou se o componente for desativado, a saída do codificador de prioridades será flutuante.
O codificador de prioridade é projetado de modo que uma série de codificadores possam ser encadeados para acomodar entradas adicionais. Em particular, o componente permite apenas uma entrada e uma saída habilitadas. Sempre que a habilitação for 0, o componente estará desativado, e o resultado será ter todos os bits flutuantes. A saída habilitada será 1 quando o componente for ativado e nenhum das entradas indexadas forem iguais a 1. Assim, você pode ter dois codificadores de prioridades e ligar saída habilitada do primeiro à entrada para habilitação do segundo. Mas se nenhuma das entradas indexadas do primeiro for 1, todas as suas saídas serão flutuantes, e o segundo será desativado. Porém se nenhum das entradas indexadas do primeiro for 1, então sua saída terá todos os bits flutuantes, e o segundo codificador de prioridades será ativado e irá identificar a entrada com a mais alta prioridade com um 1.
Uma saída adicional do codificador de prioridades estará sempre em 1 quando estiver ativado e encontrar uma das entradas indexadas em 1. Quando houver encadeamento de codificadores de prioridades, essa saída poderá ser usada para identificar qual dos codificadores foi acionado.
Pinos (componente supondo voltado para leste)
- Na face oeste, quantidade variável (entradas, com largura de 1 bit)
- Valores de entrada, indexados a partir de 0 no extremo superior/oeste da borda.
- Na face leste, pino superior (de saída, com largura de bits de acordo com o atributo Bits de Dados)
- Saída: o maior índice entre as entradas com valor igual a 1 - ou todos os bits flutuantes se não houver entradas em 1, ou se o componente estiver desativado via Habilitar Entrada.
- Na face leste, pino inferior (de saída, com largura de 1 bit)
- Grupo Sinal: 1, se o componente estiver habilitado e pelo menos uma entrada indexada tiver valor igual a 1, caso contrário, essa saída será 0.
- Na face sul (entrada, com largura de 1 bit)
- Habilitar Entrada: se for 0, o componente estará desativado; caso contrário, o componente estará habilitado.
- Na face norte (saída, com largura de 1 bit)
- Habilitar Saída: 1, se este componente estiver ativado e nenhuma das entradas indexadas estiver em 1, caso contrário a saída será 0
- .
Atributos
Quando o componente for selecionado ou estiver sendo acrescentado, os dígitos de '1' a '4' poderão ter o seu atributo Bits Selecionados
alterado, e as teclas com setas poderão alterar o seu atributo Direção
.
- Direção
- A direção do componente (especificará qual a saída relativa à entrada).
- Bits selecionados
- A largura em bits da entrada primária do componente. O número de entradas indexadas pelo codificador de prioridades será 2 Bits Selecionados .
- Saída desabilitada
- Especificará qual deverá ser o valor de cada bit das saídas quando o componente estiver desabilitado (ou seja, quando o pino de habilitação estiver em 0). Opções incluem zero e flutuante; e neste caso, as saídas estarão efetivamente desconectadas de quaisquer outras portas.
Comportamento da ferramenta Testar
Nenhum.
Comportamento da ferramenta Texto
Nenhum.
Voltar à Referência para bibliotecas